quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ester, o contraste de Vasti!

Ester, capitulo 2. 

Meninas, quero falar com vocês sobre quem é essa tal Ester que tanto nos ensina a ter o coração reto diante do Senhor.
Ester só tinha uma coisa em comum com Vasti. Ela era tão bonita quanto! Se não mais né?!..rs
Ester tinha tudo contra ela, Ester era adotada, ela não tinha pais, ela era uma estrangeira. Posso falar com autoridade sobre isso, sei bem o que é ser estrangeira em um outro país. Vc não tem direitos legais, sempre será tratada com indiferença ao saberem que vc não faz parte daquele povo. Quem é estrangeiro sempre é visto como a ultima opção. E Ester, conhecida como Hadassa, também vivia esses momentos.

Mas eu tenho certeza que Ester era uma menina diferenciada, pois Hegai ( o eunuco que preparava as meninas para o rei escolher) favoreceu ela quando a conheceu. Certamente ela não era uma menina bocuda, mau educada, escandalosa.... ele viu que algo diferente havia nela. Certamente Ester tinha o favor de Deus sobre ela, mas ela também sabia se comportar como uma “lady”. Ela deveria ser dócil, sensata....

E quero te fazer pensar, quando você chega, qual é a impressão que as pessoas tem de você? Elas querem logo por algum motivo te favorecer, ou logo vc escuta a famosa frase “nossa, achei que vc era tão metida?”  

Se essa é a frase que você escuta, isso não é bom! Certamente você exala mais a sua própria essência do que a de Cristo. Pois ao ler os evangelhos, atos... você consegue imaginar Jesus metido? O comportamento de Ester expressava Deus, por isso o preparador dela favoreceu ela.  E depois no versículo 17 voce vai ver que o rei também a favoreceu. Algo em Ester fez com que ela se destacasse.

E muito importante entender, não foi a sensualidade, não foi sua beleza, não foi sua independência, muito pelo contrario... o que fez o rei gostar dela, foi que ela teve o cuidado de anular os próprios gostos dela, para gradar ao rei.

Pois no versículo 16 fala que ela não escolheu nada dos ornamentos que foram dados à todas, imagine vc, diante de uma sala, cheia de joias, sapatos, roupas, muito ouro, muitas coisas preciosas, todos os tipos de sapatos, bolsas que vc possa imaginar, você teria tempo de pensar como Ester? A bíblia diz que as outras logo começaram a escolher, mas Ester não escolheu nada, ela esperou que Hegai dissesse para ela o que o REI GOSTAVA.

E nós? Antes de ter aquela atitude compulsiva de razão, de justiça própria, de fazer nossa vontade diante de algumas situações, de responder asperamente prontamente, será que esperamos para ver que tipo de atitude agradaria ao nosso Rei?

Para ser uma mulher aprovada por Deus, não basta ter uma coroa na cabeça e dizer que é filha do Rei. Tem que ter uma conduta certa, conduta que exala amor, sensatez, caráter, sem mentiras, sem falsidade, sem fofoca... isso é ser digna de um dia na vida eterna ter uma coroa.

Não se enganem em satisfazer sua vontade nessa terra, pois assim, corremos o risco de viver uma vida de prazer nessa terra, e uma vida de choro, lamento e dor na vida eterna.

Escolha as coisas de Deus, escolha a vida de renuncia própria em Deus, de anular o seu achismo, anular sua modinha, anular seus momentâneos prazeres, e decida por uma vida que de fato agrada a Deus, aprenda o que é se relacionar com um Rei! Aprenda o que é de fato viver na presença de um Rei!

Minhas irmãs... tudo que temos aqui vai passar, e nada vai fazer sentido para nós mais, apenas Jesus!
Joao Calvino fala uma frase que gosto muito: “Eu abandonei tudo por causa de Jesus Cristo, e sabe o que encontrei? Eu encontrei tudo em Jesus Cristo.”

Oro para que essa possa ser a realidade de vocês de hoje em diante, oro para que o prazer por coisas tão mesquinhas e banais se apaguem em nosso coração e que arda em nós a verdadeira essência do evangelho. 

Não esse evangelho de auto-ajuda, que só fala de prosperar, de restituir coisa materiais, de ser feliz! Entendam sofrimento, não significa que estamos longe de Deus, ou a ausência de Deus, pois Paulo faz um relato muito sofrido de sua vida, e no fim ele ainda diz, para mim o viver é Cristo e o morrer é LUCRO!!!!

Sua morte seria um lucro para você? 

Beijos no amor de Mestre, 
Taiane Marciano 

5 comentários:

Nal Pontes disse...

Oi, Amei a marquinha q vc deixou no meu cantinho. Parabéns pela abençoada e edificante reflexão. "...Para ser uma mulher aprovada por Deus, não basta ter uma coroa na cabeça e dizer que é filha do Rei. Tem que ter uma conduta certa, conduta que exala amor, sensatez, caráter, sem mentiras, sem falsidade, sem fofoca... isso é ser digna de um dia na vida eterna ter uma coroa". Que sejamos assim aprovadas pelo nosso Rei Jesus. bjsss

Mulher de Deus disse...

Que texto maravilhoso! Gostei muito, parabéns! Grande abraço!

Nal Pontes disse...

Oi, Tou com saudades viu! Vim aqui te desejar um dia maravilhoso neste dia de Natal. desejo hoje e sempre que Amor de Deus seja constante em sua vida. Deus abençoe a vc e sua linda família e a este rico e abençoado ministério. FELIZ NATAL

Rose Vieira disse...

A paz de Cristo amada!!

Fazendo uma visitinha para lhe desejar uma ótima semana. Deus te abençoe grandemente, bjs.

António Jesus Batalha disse...

Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
António Jesus Batalha.